3 de novembro de 2012

Comparação de Fundos

Olá Investidores de valor!

Já ouviram falar no site Comparação de Fundos?

Um de nossos leitores sugeriu que eu fizesse um post comentando sobre este site. Segundo o site, diz que foi criado pela Endowments do Brasil e é autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Não sei ao certo a veracidade desta informação, pois a primeira vez que eu ouvi falar nesse site da Comparação de Fundos foi em um vídeo de 45 segundos do youtube em um evento chamado EPICENTRO que foi idealizado pelo Ricardo Jordão Magalhães da Bizrevolution. Apesar de talvez os caras que realmente criaram o site não estarem ganhando toda a credibilidade, fico feliz por esta startup crescer bastante e ganhar esta dimensão e nos oferecer este serviço maravilhoso. Segue abaixo o vídeo do Daniel Resende procurando expandir os serviços do Comparação de Fundos.


Acabei de descobrir que eles também têm uma página no Facebook e acabei de dar um like. Segundo o site Clippingmp, os criadores do site, Daniel Resende e Daniel Ávila se conheceram na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e investiram tempo para suprir uma necessidade que o Resende tinha de encontrar informações sobre fundos de investimentos e após 8 meses depois do lançamento o site já conta com investidores.

Na minha opinião, o site comparação de fundos é muito útil, fácil e intuitivo de utilizar. O site é gratuito, tem uma base de dados de 11 mil fundos e você pode fazer vários tipos de comparações: entre fundos, ibovespa x fundo, cdi x fundo, entre outros. Este serviço permitiu que eu visse mais de perto como o desempenho do investimento em valor ao longo do tempo pode ser bem mais rentável que outros tipos de investimentos.

Abaixo coloquei gráficos sobre um fundo que gosto bastante que é o FAMA Futurewatch I, da FAMA Investimentos, em comparação com o CDI.

1 ano


2 anos




5 anos

15 anos



E agora alguns gráficos comparando o fundo Pava FIA com o Ibov.

1 ano


2 anos


5 anos


15 anos

Pode-se perceber que o value investing funciona melhor ao longo do tempo, ou seja, é um investimento que deve ser feito em longo prazo. Selecionei estas duas empresas no dedo porque eu assisti os dois gestores (Fábio Alperowitch e Renato Opice Sobrinho) em um evento organizado pela Value Investing Brasil e realmente gostei da apresentação deles.

Melhor do que o gráfico são os resultados que poderiam ter sido obtidos se o dinheiro investido fosse nosso. Não?


Se você não sabe investir dinheiro em ações, procure um fundo de investimento confiável, faça uma comparação e coloque seu dinheiro para trabalhar para você! Olha só que maravilha que é o dinheiro aplicado ao longo do tempo!

Um abraço e bons investimentos!

“Não sei quais são as sete maravilhas do mundo, mas  certamente conheço a oitava: os juros compostos.”  Barão de Rothschild

Um comentário: