5 de janeiro de 2012

Benjamin Graham

Benjamin Graham é o criador da filosofia do investimento em valor e um dos pioneiros em análise fundamentalista. Graham não foi apenas um dos melhores investidores que já existiram; ele foi também o maior analista prático de todos os tempos.

Os princípios do investimento em valor foram articulados pela primeira vez em 1934 quando Graham, na época era professor na Columbia Business School, escreveu um livro intitulado Security Analysis, voltado para o investidor profissional. Em 1949 foi publicado o clássico The Intelligent Investor (O Investidor Inteligente), um clássico voltado para investidores leigos. Foi através deste livro que Warren Buffett decidiu estudar na Universidade de Columbia para assistir às aulas de Benjamin Graham.

Graham nasceu em 1894, em Londres, sua família mudou para Nova Iorque quando ele tinha um ano. Tinham uma vida abastada, mas após a morte de seu pai em 1903 a família passou por dificuldades financeiras passando a pedir dinheiro emprestado.


Graham conseguiu uma bolsa de estudos na Universidade de Columbia e formou-se em 1914 com excelentes resultados acadêmicos, foi o segundo colocado de sua turma. Os departamentos da universidade de letras, filosofia e matemático convidaram-no para trabalhar como professor quando ele tinha apenas 20 anos, mas ele decidiu trabalhar em Wall Street começando como escriturário, passando logo como analista, depois sócio e em alguns anos Benjamin começou a dirigir a própria empresa de investimentos. Após o Grande Crash de 29, Benjamin Graham conseguiu bons resultados nos anos pós-crise. Sua empresa, Graham-Newman Corp lucrou em média 14,7% por ano, contra 12,2% do mercado de ações entre 1936 e 1956, ano que se aposentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário