9 de agosto de 2011

A Bola de Neve: Warren Buffett e o Negócio da Vida

"A vida é como uma bola de neve. O importante é encontrar neve úmida e uma colina bem longa." - Warren Buffett

Escrito por Alice Schroeder, A Bola de Neve conta a biografia do maior filantropo do mundo e investidor de em ações com mais sucesso de todos os tempos: Warren Buffett. O livro descreve até a história dos primeiros Buffett´s até o ano de 2009.




O livro contém umas 800 páginas, bem escrito, leitura fácil e qualquer leigo no mercado de ações consegue entender. Quem acompanhou as manchetes que Buffett esteve envolvido ao longo dos anos terá uma visão mais "interna" do assunto. O livro entra em detalhes de como é o pensamento de Buffett e porque ele é a pessoa que se tornou. Nas notas do livro é possível checar de onde Schroeder tirou todas as informações.

Segue abaixo um pequeno resumo da biografia de Buffett

Buffett nasceu em 1930, dez meses após a Terça-feira Negra, a quebra da bolsa de valores de 29. Dois anos depois, seu pai, perdeu o emprego junto à quebra do banco Union Street Bank.

Filho da Grande Depressão Buffett começou a trabalhar cedo com o sonho de ser rico. Aos 6 anos começou vendendo chicletes, aos 10 anos começou a vender bolas de golfe usadas, aos 11 anos comprou sua primeira ação (Cities Service Preferred), aos 14 comprou uma fazenda, aos 17 montou uma rede de fliperamas, aos 19 anos leu o livro Intelligent Investor, o primeiro livro a descrever, para investidores individuais, ferramentas analíticas e arcabouço emocional, escrito por Graham e Buffett considera até hoje como o melhor livro sobre investimentos que existe. Buffett decidiu estudar na Columbia Business School para poder ter a chance de ter aulas com Graham. Aos 24 anos conseguiu um emprego na empresa Graham-Newman, empresa de Graham e seu sócio Newman. Para Buffett, Graham seu foi professor, empregador, amigo e o segundo homem que mais influenciou sua vida depois de seu pai Howard.

Em 1965 Buffett adquiriu a Berkshire Hathaway, inicialmente uma empresa no setor têxtil e atualmente é uma holding que administra empresas de doces, movéis até seguradoras e jóias. A Berkshire Hathaway obteve um retorno anual de 20,3% ao ano desde 1965. Entre 1965 e 2009, Buffett conseguiu um retorno acumulado de 434.057% enquanto a Standard & Poor´s 500 (S&P 500) 5.430% no mesmo período segundo a carta escrita, por Buffett, para os acionistas da Berskshire Hathaway (2010). Bufett é investidor mais bem sucedido do mundo, maior filantropo do mundo e terceiro homem mais rico do planeta, segundo a classificação da Forbes (2010), somente atrás do mexicano Carlos Slim e Bill Gates fundador e ex-presidente da Microsoft.

Nenhum comentário:

Postar um comentário